![](https://freight.cargo.site/t/original/i/09601d431c8e794e6793c480bef61bac107fd23f01d39e3ebed5e59addef6ce2/Captura-de-Tela-2017-01-29-s-19.43.09.png)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/79e68ff57867ea80a5137275bde8e875ba599d939f7035b226dac8369654c645/Captura-de-Tela-2017-01-29-s-19.43.27.png)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/2ae52d2fff7674ccca1a167d0b1720c6fcc6b583f60d80c9072f0a379c0d472c/Captura-de-Tela-2017-01-29-s-19.43.17.png)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/93e97712feddaefb68167694ed2818f22c24f46f965c5baf17a50ab30ff0286b/Captura-de-Tela-2017-01-29-s-19.43.35.png)
1958 - 1985
Joseph Beuys
trajeto: curitiba - são paulo - frankfurt (museum für moderne kunst)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/56a98ed40550e4633dfca100bed1784dec62f8f8140a48f8e7c1f09ddb15d28f/Captura-de-Tela-2017-01-29-s-19.43.44.png)
1960
Yves Klein
trajeto: curitiba - são paulo - paris - veneza - paris (centre pompidou)
-
Jamais as obras de arte constituem meras mercadorias ... nem mesmo "pertencem" aos museus, embora possam estar sob sua guarda ... as obras de arte pertencem à humanidade.
...
Infinitamente mais importante do que datas e nomes é a vida formal da obra de arte. Ela se refere diretamente a nossa vida, à consciência de cada espectador que a recebe só e sempre só. Dirige-se ao mais profundo do nosso ser. E, justamente por nos revelar estados de consciência, definindo-os formalmente dentro de um contexto único, a arte não expressa pensamentos traduzíveis em linguagem discursiva. Estando o conteúdo indissoluvelmente integrado em sua forma, não permite paráfrase ou transposição para outro contexto ou meio de comunicação. O que a música de um Bach, a pintura de um Rembrandt ou uma catedral gótica têm a comunicar só pode ser recebido pela percepção direta, individual, explicita por si mesma (Ostrower, 1959).
2017